O que é Gerenciamento de Projetos e para que serve?

o-JOB-INTERVIEW-facebook
Como se dar bem em entrevistas de emprego de consultorias
April 15, 2015
Show all
Gerenciamento de Projeto

É fato que virou moda no Brasil falar em gestão de projetos, gerenciamento de projetos, administração de projetos e outros termos afins. Mas poucos sabem do que se trata, efetivamente.

Então vamos partir do básico: o que é e para que serve.

Vamos lá! O que entendemos por projeto? O bom e velho dicionário traz as seguintes definições:

1) Plano, intento, desígnio
2) Empresa, empreendimento
3) Redação provisória de lei
4) Arquitetura: plano geral de edificação

Esclareceu? É, entendo, não muito, né? É um termo bastante amplo e pode ser aplicado em várias situações. Mas no nosso caso, em ambientes corporativos, existe uma definição bem específica.

A “Bíblia” do gerenciamento de projetos, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida da seguinte forma: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

Ah, agora sim! Encontramos o fio da meada. Um projeto difere de uma operação por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim. Por sua vez, a operação é algo contínuo.

Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realizar uma viagem e por aí vai.

As características do projeto são:

● tem prazo definido de começo e fim, é temporário;
● deve ser planejado, executado e controlado;
● entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
● é desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva;
● envolve uma equipe de profissionais;
● tem recursos limitados.

Agora que vimos o que é o projeto, a próxima pergunta é: o que é Gerenciamento de Projetos?

“É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.”

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

É por isso que essa prática está ganhando força nas empresas brasileiras – com um certo atraso em relação às estrangeiras, diga-se de passagem. A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde os anos 1990. Mas com os bons índices brasileiros recentes e o boom de investimentos alavancados pela realização de grandes eventos esportivos no país, as empresas daqui começaram a correr atrás de um maior planejamento e organização de seus projetos para não ficarem no prejuízo.

Projetos viabilizam mudanças nas empresas. E mudanças para melhor. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Como se organizar, minimizar riscos, otimizar recursos e satisfazer clientes? Com a gestão de projetos!

 

Fonte: Project Builder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>