Por que as pessoas decidem mudar de carreira?

clareza-visao
A sua carreira está precisando de novos ares? Aqui estão algumas dicas para conduzir a mudança
September 10, 2014
Nada é fácil. Tudo é possível. Comece pequeno e sonhe grande.
September 10, 2014
Show all
avanco-tecnologico

A escolha pela mudança de carreira é mais comum do que se imagina. Veja quais são as principais razões

Mudar de carreira – desde a tomada da decisão, que representa um passo grande e  envolve arrisco, até encontrar uma nova carreira – é uma escolha muito importante na vida de qualquer profissional.

Por isso, para ter sucesso na mudança é preciso planejamento e amadurecimento, para não colocar os pés pelas mãos.

Mas, afinal, por que os profissionais decidem mudar de carreira? O que acontece com essas pessoas para que elas estejam bem até um certo momento e, depois, se sintam imensamente insatisfeitas com suas carreiras?

Aqui estão algumas das razões que motivam a mudança de carreira dos profissionais, e que pode ser justamente o que está acontecendo com você nesse momento.

#1. Uma carreira errada desde o início

Muitas pessoas são empurradas  para uma carreira, por falta de autoconhecimento,  falta de conhecimento do mercado e não tem muita noção do impacto da escolha que estão fazendo na época do vestibular.

Em alguns casos, o pai convence o filho a entrar em uma carreira ou a pessoa é influenciada por  algum membro da família e faz a opção de carreira errada.

Em outros casos, por necessidade econômica e outras forças, uma pessoa acaba seguindo uma determinada carreira profissional para conseguir “ganhar a vida”.

De qualquer maneira, a pessoa logo percebe que não se sente realizada com o trabalho, que não é a pessoa certa para essa carreira e começa a procurar uma nova oportunidade.

#2. O trabalho se torna chato

Outros profissionais começam em uma carreira que gostam e se sentem felizes, mas, ao longo do tempo, na medida em que amadurecem na carreira, percebem que o trabalho que faziam já não lhes interessa mais e por isso, saem em busca de novos desafios de carreira.

Nesses casos, às vezes é um interesse exterior – seja um trabalho voluntário ou um hobby – que faz a pessoa perceber que o que ela realmente quer fazer é totalmente diferente de sua carreira atual.

#3. Perda de sentido com o que faz

Talvez a razão mais importante para mudar de carreira seja a perda de sentido  quando as pessoas precisam se arrastar para o trabalho todos os dias, vivendo apenas para o final de semana.

Nesses casos, a tensão pode acabar afetando outras fatores, como a saúde física, mental e o bem-estar. Dessa maneira, a mudança de carreira se torna uma necessidade  não apenas uma opção.

#4. Mudanças tecnológicas

Muitas vezes, carreiras e funções inteiras acabam desaparecendo ou se transformam em algo totalmente novo com os avanços e mudanças tecnológicas, obrigando, muitas vezes, os profissionais a considerarem a mudança de carreira.

Quando isso acontece, é importante decidir se você vai mudar acompanhando o avanço tecnológico ou se você vai fazer a mudança em outra direção.

#5. Mudanças pessoais

Algumas pessoas mudam de carreira por conta de um grande evento em sua vida – como se casar ou ter um filho – porque precisam de renda adicional, segurança, maior estabilidade ou mesmo mais tempo livre.

Nesses casos é importante – independentemente da sua situação pessoal – mudar para um campo em que você tenha interesse pessoal e não se deixar levar apenas pelas razões financeiras.

#6. Mudança de propósito

Existem também por outro lado, algumas pessoas que mudam de carreira porque querem fazer algo significativo em suas vidas e suas carreiras atuais não oferecem esse desafio e oportunidade.

Assim, uma mudança muito comum é o empreendedorismo. Neste caso os profissionais estruturam um negócio e trabalham em uma ideia em que acreditam.

O que você precisa saber sobre a mudança de carreira

Independentemente de quais sejam os motivos pelos quais você esteja mudando: finanças, cansaço, saúde, mudanças pessoais ou qualquer outro motivo, você não pode dar um passo no escuro. Planejar é fundamental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>